...pensamentos, meditações, esboços e outros apontamentos de um pastor!

28
Jan 09

No Domingo 25 de Janeiro, eu e a minha família tivemos o privilégio de estar nas celebrações do 33º aniversário da Igreja Evangélica Baptista de Rio de Mouro. Foi um dia de muita festa e de gratidão. Foi também um dia especial porque desceram às águas do baptismo quatro irmãos, dando assim testemunho da sua nova vida em Cristo Jesus.

 

Agradecemos o convite que nos foi feito por esta igreja na pessoa do seu pastor e esposa, Pr. Sérgio e irmã Rosário Gomes. Este convite não foi só para estarmos presentes nas celebrações, mas também foi para entregar a mensagem no culto da manhã e no da tarde.

 

No culto da manhã, culto de baptismos, tive a oportunidade de partilhar o texto Bíblico da Epístola aos Romanos 8:18-25 e falar sobre a "Esperança Cristã":

Embora as perspectivas para o futuro sejam negativas e parece que não há alguma "luz ao fundo do túnel", ainda há esperança. Porque levamos uma vida desgastante e muitas vezes desconcertante, chegamos a uma altura em que perguntamos  se vale a pena viver e para que estamos a viver e  ainda se vale a pena esperar por algo no dia seguinte. Os problemas e as frustrações podem levar-nos a sentir desmotivação para a vida e a não esperar nada dela.

É necessário olhar para alem do dia de hoje - Quando não somos capazes de ver para alem do dia de hoje, das situações que temos à nossa frente, então também não somos capazes de ver beleza na vida que temos. Quando não sabemos o porquê das coisas que fazemos e para quê as fazemos, então não podemos ter motivações... Não temos esperança em coisa alguma. O segredo para a satisfação no presente (mesmo nos momentos difíceis da vida), está na esperança que temos em relação ao futuro, está no

Olhar para além do dia de hoje através dos olhos de Cristo - Deus não criou o homem para sofrer. Criou-nos para que pudéssemos viver uma vida plena e abundante. A Bíblia afirma que as tribulações no presente são a consequência da nossa atitude de rebelião para com Deus. O pecado trouxe ao mundo e ao próprio homem, a dor e o sofrimento... Mas não temos que permanecer nisto. Não tem que ser necessariamente o nosso destino, o nosso fado.

"Porque o salário do pecado é a morte,

mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus"

(Romanos 6:23)

A mensagem Bíblica afirma que a consequência da desobediência do homem é a morte (separação eterna de Deus) mas a ênfase desta mesma mensagem é a Esperança, é a vida em Cristo Jesus.

O capítulo 14 do Evangelho de João descreve uma situação em que os discípulos estavam a perspectivar tempos difíceis, sem o Mestre, sem esperança. Jesus deixou com eles uma mensagem de esperança - "vou preparar-vos lugar", uma "morada" com espaço para todos aqueles que desejarem entrar, "vou voltar para vos vir buscar". Para além de uma promessa, Jesus revelou o Caminho que devemos seguir para viver uma vida eterna e abundante... uma vida esperançosa!

"Eu sou o caminho, a verdade e a vida;

ninguém vem ao Pai senão por mim"

(João 14:6)

A Esperança Cristã (para esta vida presente e para a futura), está assente em Algo de concreto e credível. Está assente na morte e na ressurreição de Jesus... morte essa que concede o perdão dos pecados e ressurreição que garante a vida eterna e a vida abundante.

- Afinal existe Luz "ao fundo do túnel" O único Caminho que nos pode fazer sair do "tunel" para a Luz da Vida e da Esperança, é Jesus Cristo.

- A tua vida pode ter um sentido completamente diferente.

- A tua vida pode ser uma vida de Esperança em relação ao presente, ao futuro e à eternidade.

- A tua Esperança, o Caminho que te pode levar a uma vida abundante e eterna, uma vida de qualidade, é Jesus Cristo

"A todos quantos O receberam, deu-lhes o poder de serem feitos

filhos de Deus, a saber, aos que crêem no Seu nome"

(João 1:12)

 Este é um resumo da mensagem do Culto da manhã. A mensagem da tarde colocarei num outro dia, num outro post.

 Após o culto da manhã, a Igreja teve um almoço comunitário, no qual também participamos. Foi um tempo muito agradável e, mais uma vez, agradecemos o privilégio que tivemos em estar com este irmãos.

Pr. Jaime Fernandes - pechanense às 17:22

2 comentários:
Foi para mim também um prazer poder ter no aniversário da minha Igreja esta família tão querida. Agradeço ao amado pastor Jaime o facto de ter aceite o convite para enriquecer os nossos cultos de aniversário com as pregações que o Senhor colocou no seu coração.

Espero vê-lo em breve.

Um abraço,
Sérginho
Sérgio Gomes a 30 de Janeiro de 2009 às 18:42

Não conheço Rio de Mouro ,Estou residindo aqui em Rinchoa há menos de 15 dias,gostaria de saber o endereço da igreja batista aqui nesta localidade.Grata Maria
Maria Edalva a 13 de Fevereiro de 2017 às 08:41

arquivos
mais sobre mim

ver perfil

seguir perfil

24 seguidores

pesquisar neste blog
 
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

links
blogs SAPO