...pensamentos, meditações, esboços e outros apontamentos de um pastor!

24
Set 08

O casamento é um dos passos mais importantes que alguém pode dar. Ao longo da nossa vida temos que fazer escolhas e tomar decisões. Escolher a companheira ou o companheiro com quem iremos compartilhar a nossa vida, com quem nos iremos casar, é uma decisão que antes de se tomar, deve ser bem ponderada. Porquê? Porque é algo que vai marcar a nossa vida para sempre.

 O pensamento cristão acerca do casamento encontra-se na Bíblia, logo no seu início - Génesis 2:18-24; 1:28. Ao lermos este texto, somos imediatamente despertados para três aspectos sobre o casamento:

 1º A Origem do Casamento: o casamento é de origem divina - foi Deus quem instituiu o casamento entre um homem e uma mulher.

 2º O Propósito do Casamento: o propósito é o companheirismo, a união sexual e a criação de filhos.

 3º A Permanência do Casamento: é para sempre.

 Como tudo o que se constrói, também o casamento tem a necessidade de ter uma base que o suporte. Esse alicerce sólido é o Amor.

Não é atracção sexual, não é apenas gostar muito, é uma relação íntima entre um homem e uma mulher, onde existe partilha de sentimentos, ideias e ideais, onde a preocupação é mais para com o bem estar da outra parte do que com o próprio. Implica colocar de lado o orgulho, interesses pessoais, abdicar de algumas coisas. Implica ainda que dentro dos nosso objectivos, planos e projectos, também estejam incluidos os da outra parte.

 Para além de uma base sólida, o casamento necessita de ter um bom construtor. Quem edifica é Deus.

Deus é Aquele que edifica o casamento (Salmo 127). Nele e na Sua Palavra, o casal deve buscar orientação. A vida de um casal deve ser vivida na dependência divina, pois a edificação de um lar não pode ser bem sucedida se não tiver a ajuda de Deus.

 A união forte e sólida é aquela que se constrói com dedicação, esforço, paciência, tendo como base o amor e Deus como Aquele que edifica.

Pr. Jaime Fernandes - pechanense às 10:00

arquivos
mais sobre mim
pesquisar neste blog
 

links

blogs SAPO